sábado, 31 de maio de 2014

Resenha:Quem é Você, Alasca?


Autor: John Green


Titulo: Quem é Você, Alasca?


Páginas: 249


Editora: Wmf Martins Fontes


Ano: 2010




Sinopse:

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez".



Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.






      Este livro foi uma verdadeira aventura por Culver Creek ,em uma narrativa em primeira pessoa ,uma coisa que senti muita diferença foi na tradução de titulo , porque em inglês o titulo é '' Looking for Alaska'' ou ''Procurando por Alaska'' que tem muito mais  a ver com o sentido do livro ,do que uma  pergunta ‘Quem é você, Alasca?’, mas são os problemas que nós leitores enfrentamos com traduções que muitas  vezes não exprimem o real significado dos textos originais.
     A história inicia com um garoto chamado Miles Halter , um rapaz infeliz, complexado, sem amigos, com uma típica família americana, com um hábito estranho de colecionar as últimas palavras de pessoas ilustres, como se fossem figurinhas.Miles decide estudar em um colégio interno ,uma tradição de família por parte de pai.
    O início de Miles é difícil, sofre bullying e trotes, pois há uma rivalidade entre os alunos internos, denominados pensionistas normais  e os semi- internos, denominados ‘Guerreiros de Dia de Semana'' , que eram os adolescentes ricos da cidade.
       Miles é apelidado de ''Gordo'' uma ironis , por seu novo amigo e colega de quarto ''Coronel''
      Uma coisa que me chamou atenção foi que o livro ao invés de ser separados por capítulos , foi separados por dias em contagem regressiva até o dia do ''Grande acontecimento'' ,isso motiva muito o leitor ,pois o mesmo quer saber o que será o grande acontecimento 
       Alasca é uma jovem enigmática, questionadora, rebelde e sedutora, mas tem namorado. Miles desenvolve um sentimento por Alasca, um misto de muitos sentimentos, os dois tem muita afinidade, o mesmo amor pelos livros. Alasca se espanta com o estranho hábito de Gordo, que coleciona últimas palavras e lhe mostra o livro de Gabriel García Márquez, sobre Simon Bolívar  ‘O General e seu Labirinto’,e pergunta quais foram as suas últimas palavras. Mas Miles não conhecia Simon Bolívar, tampouco as suas palavras e Alasca era desafiadora, as últimas palavras foram: ‘Como sairei deste labirinto?’.  Miles se interessou, quis saber o que era exatamente um labirinto e ficou meditando sobre estas novas ‘últimas palavras’.
        Eu tive a impressão que o John Green não se inspirou em ninguém, mas em si mesmo,e isso se confirma nas páginas finais, onde o escritor se descreve como Miles, em ‘ As últimas palavras sobre últimas palavras’, e afirma que também tinha o hábito de colecionar últimas palavras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário